Instituição Mantenedora

Um legado de apoio à educação para comunidade nipo-brasileira

A mantenedora do Colégio Harmonia é a Associação Harmonia de Educação e Cultura, entidade nipo-brasileira sem fins lucrativos e cujo intuito central foca-se no desenvolvimento de atividades, ações e missões de apoio à educação e à cultura japonesa.

Legado este que começa em 1953, com a Casa de Estudantes Harmonia. Um local de acolhimento a jovens de todo o País, cuja premissa era o ambiente saudável e voltado aos estudos. Foi uma iniciativa que os imigrantes do Japão, aqui radicados, encontraram para proporcionar estudos aos seus filhos, melhor formação profissional e integração à sociedade.

Toda esta história é intrinsecamente ligada aos primórdios da imigração japonesa, com valores como educação, respeito e contribuição com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida. Assim, desde sua existência, a Associação atua para formar cidadãos críticos e atuantes por meio do ensino e da prática de valores.
Ao longo de toda a sua existência, respeitando integral e perfeitamente os ideais dos fundadores, a Associação vem sendo conduzida com extremo cuidado por um grupo de voluntários engajado no contínuo desenvolvimento do Colégio Harmonia, tanto pedagógico como estrutural, em prol de um objetivo maior: oferecer um espaço apropriado para formar legítimos cidadãos capazes de exercer liderança dentro da sociedade em que vivem.

Valorizando o intercâmbio Brasil-Japão

Fortalecer o elo entre Brasil e Japão sempre foi uma das bandeiras da Associação Harmonia de Educação e Cultura. Para tanto, já há mais de 19 anos a entidade promove o “Intercâmbio Harmonia Brasil-Japão”, evento anual que congrega times de futebol de ambos os países, com jovens talentos.

A realização deste intercâmbio surgiu com a preocupação dos imigrantes japoneses em não perder contato com suas raízes, suas tradições e costumes. Ao mesmo tempo, trata-se de um sentimento típico dos japoneses: a gratidão. Agradecimento ao Brasil, um país que acolheu tão bem imigrantes distantes e com quase nenhum conhecimento sobre a cultura ocidental.

Toda essa iniciativa de aproximar jovens de ambos os países começou após parcerias com associações japonesas. Atualmente, o torneio já beneficiou mais de 1.500 estudantes. O resultado de todo esse trabalho é visível, pois muitos alunos que passaram pelo Harmonia e voltaram ao Japão - ou vice-versa - conseguiram destaque profissional, diferenciando-se de seus pares por conta da vivência do intercâmbio.

Receba mais informações sobre nossa escola


Colégio Harmonia

Av. Caminho do Mar, 2709

Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP

11 4368 9560

desenvolvido por Orion Public